17.10.08

doc lisboa


Doclisboa 2008:

Frederick Wiseman e cinematografia chinesa em destaque na próxima edição do festival


A retrospectiva de 11 títulos organizada pelo doclisboa dá um destaque especial à primeira parte da sua obra, ou seja ao retrato sistemático e impiedoso das instituições. É uma outra imagem dos Estados Unidos, muito diferente da que conhecemos através do cinema tradicional. Aqui presenciamos o dia-a-dia de uma América invisível, os seus bastidores, as suas fragilidades internas e a sua imparável mecanização. Como fazendo eco a este convidado de honra, surgem várias programações (Competição Internacional, Investigações, Competição Nacional, Riscos & Ensaios, Made in China) onde as instituições são muitas vezes revistadas e interrogadas: escolas, exércitos, hospitais, polícia, justiça, etc.


Outro grande autor multipremiado, Eduardo Coutinho, apresenta no doclisboa a sua última obra, Jogo de Cena, e promete uma masterclass imprevisível e inclassificável, como é o seu cinema.


O conjunto de estrelas internacionais no doclisboa deste ano – entre jurados e autores das várias secções – é de grande peso. Provavelmente o maior até hoje. É com grande orgulho que apresentamos em antestreia o vencedor da Palma de Ouro do último Festival de Cannes (Entre les Murs – distribuição Midas), o vencedor da Câmara de Ouro do último Festival de Cannes (Hunger – distribuição Lusomundo) e, pelo menos, uma dezena de filmes que estiveram presentes nas últimas edições dos grandes festivais internacionais, entre os quais o filme de abertura, o inesquecível Z 32, de Avi Mograbi e o filme de encerramento – que dispensa apresentações: Maradona by Kusturica.

O país convidado este ano é a China. O comissário da secção Made in China é Chen Zhi-Heng, que traz a Lisboa uma delegação de quatro realizadores representativos do documentário independente chinês contemporâneo. Respondendo a um desafio lançado pelo doclisboa, tratase de uma programação política, que nos permite compreender melhor as contradições da China de hoje.


E muito mais.....


in:http://www.doclisboa.org

Sem comentários:

Enviar um comentário