17.11.08

DOCLISBOA EM SERRALVES

20 Nov - 23 Nov 2008 - AUDITÓRIO

" Desejávamos há vários anos levar o doclisboa ao Porto. Não é justo que uma programação de cinema tão rica se concentre numa única cidade. Ficámos por isso radiantes com o interesse de Serralves em assumir este desafio. Os filmes premiados este ano têm algo de especial: são todos obras de autores em início de carreira, mas revelam uma solidez e maturidade impressionantes. Um bom sinal para o futuro do documentário. Cada um destes filmes premiados leva-nos numa viagem de imagens surpreendentes e cheia de interrogações. O que se passa num pequeno país africano quando uma empresa multinacional promete trabalho, desenvolvimento e prosperidade? O que se passa numa fábrica argentina quando as operárias tomam o poder? Quem são os sub-saharianos que tentam a todo o custo chegar ao paraíso europeu, saltando fronteiras ou navegando em cascas de noz? O que é a realidade de uma escola nos Estados Unidos e em Portugal? São algumas das perguntas para as quais estes documentários tentam apontar respostas".
20 NOV 2008
21h30
High School, de Frederick Wiseman
Homenagem a Wiseman
EUA, 1968, 75’, PB, M/12versão original

Filmado num dos maiores liceus de Filadélfia, High School capta o sistemaescolar norte-americano não apenas como uma instituição onde se transmiteo saber, mas onde se moldam valores sociais de uma geração para outra.A dada altura, observamos um docente a repreender um dos alunos:“Nós estamos aqui para garantir que te tornas num homem e que sabes receberordens.”

21 NOV 2008
21h30
End of the Rainbow, de Robert Nugent
Grande Prémio da Competição Internacional
França, 2007, 83’, cor, M/12versão original, legendado em inglês

Uma grande companhia mineira multinacional transfere uma grande unidadede prospecção de ouro da Indonésia para uma região remota da GuinéConacry. Nesta zona rural pobre, a presença da mina acaba por criar umclima de mudança e vários conflitos entre os habitantes. Quais as vantagensdo proclamado progresso para uma aldeia africana? A transformação domundo imposta pelo dinheiro não garante a felicidade nem melhores condiçõesde vida. às 15h30 Women of Brokman, de Isaac IsitanPrémio InvestigaçõesCanadá, 2007, 90’, cor, M/12versão original, legendada em inglês
Durante alguns anos o realizador viveu dentro da Bruckman, uma fábrica argentina à beira da falência, e acompanhou uma verdadeira revolução social protagonizada por mulheres operárias. Filme épico, The Women of Brukman conta o caso único de uma cooperativa formada durante o caos económico argentino, com o objectivo de devolver às operárias o seu emprego. Um exemplo de sucesso que acabou por gerar um movimento de esperança na sociedade argentina e se tornou num verdadeiro “case study” sociológico.

18h00
Queria Ser
Sílvia Firmino, Portugal, 2008, 55’, Cor, M/12
Melhor Primeira Obra Portuguesa

Uma escola primária em risco de fechar no interior de Portugal. Dez alunos, do primeiro ao quarto ano lectivo, numa mesma sala. Um filme que vai à procura de um programa de reforço à leitura e encontra a força, as ambições e os medos destas crianças.

21h30
Il resto di una Storia (The Rest of a Story), de António Prata
Prémio Curta-metragem da Competição Internacional
Itália, Suiça, 2007, 35’, cor, M/12versão original, legendada em inglês

O autor do filme regressa a Zurique, cidade na qual teve a sua primeira experiência de consumo de heroína e de onde foi obrigado a sair para poder curar-se. Numa viagem ao passado, esta é a tentativa de reaver o que resta das suas memórias.

21h30
Must Read after My Dead, de Morgan Dews
Prémio Primeiras Obras da Competição Internacional
Morgan Dews, Espanha, EUA, 2007, 74’, cor, M/12versão original

A história íntima, contada através das suas próprias palavras e imagens, de um casal norte-americano, Charlie e Allys, durante a década de 60, quando procurou ajuda psiquiátrica e conselho matrimonial, submetendo-se a uma série de tratamentos em grupo ou individuais. Instruídos pelos médicos para gravarem as suas discussões, este par pouco convencional, vítima de um sistema traumático que alimenta o uso de drogas e as terapias de choque, acaba por registar a luta de uma família em reconstrução e a imagem moral de uma época.

23 NOV 2008
21h30
Bab Sebta
Pedro Pinho, Frederico Lobo, Portugal, 2008, 110’, Cor , M/12
Melhor Filme Português

Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da passagem nafronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aquelesque, vindos de várias partes de Africa, procuram chegar à Europa. O filmeBab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos tempos da espera e dasvozes desses viajantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário