28.11.08

theatro circo dezembro 2008

Jangada Teatro David Auburn


PROVA


"Proof" é a história de uma enigmática jovem, Catherine, da sua irmã, de um pai genial e de um jovem professor. Todos eles peças de um puzzle na procura da verdade por detrás de uma misteriosa prova matemática. Catherine tenta superar a dura provação da morte do seu pai, um matemático famoso que ao tempo da sua morte já sofre de alguns distúrbios mentais. Precisamente quando a jovem começa a manifestar o medo profundo de se vir a tornar como o pai, a irmã mais velha, Claire, regressa a casa para assistir ao funeral do pai. Hal, um antigo aluno do pai, começa a aparecer lá por casa e descobre um velho caderno de notas que traz à luz do dia, um segredo bem guardado por Catherine. Esta descoberta vai pôr à prova a relação entre as duas irmãs e os sentimentos românticos em crescimento entre Catherine e Hal.
Texto: David Auburn Encenação: Jorge Pinto Interpretação: Luiz Oliveira, Marcela da Costa, Patrícia Ferreira e Xico Alves Cenografia e adereços: Jangada Teatro Desenho de luz: Miguel Ângelo Operação de luz e som: Nuno Tomás
05 Dezembro, Sexta-feira, 21h30 - 7 euros


French Connection

NARROW TERENCE + THE GUYS FROM THE CARAVAN
Os Narrow têm uma sonoridade que faz lembrar Tom Waits e vêm de Paris. Os Caravan são de Coimbra e assinam o fresco "Noah"s Ark of Pain". Uma ponte com as novas sonoridades francesas.
06 Dezembro, Sábado, 21h30 - 7 euros

Indie Pop

THE BOWMANS
As irmãs Bowman (Sarah e Claire) começaram a sua carreira na terra Natal, Davenport, Iowa (EUA). Estimuladas pelos pais, cedo descobriram e desenvolveram uma surpreendente capacidade para harmonizar vozes e compor canções.
10 Dezembro, Quarta-feira, 21h30 - 7 euros


Certame Lusitano de Tunas Académicas
XV CELTA
O tema deste certame é o circo, «em homenagem à magnífica casa» que o acolhe: o Theatro Circo de Braga. Um elogio da organização, a Azeituna, que promete «um espectáculo musical diversificado» com tunas de todo o país.
12 Dezembro, Sexta-feira, 21h30 - 6/ 9/ 10/ 18 euros
13 Dezembro, Sábado, 21h30 - 6/ 9/ 10/ 18 euros

Go tell it on the mountain

THE BLIND BOYS OF ALABAMA - CHRISTMAS SHOW
Algumas das mais tradicionais canções de Natal são os presentes antecipados que os The Blind Boys of Alabama oferecem ao Circo com o espectáculo "Go Tell It on the Mountain". Num concerto único em Portugal, a banda que, desde a sua formação em 1939, conquistou admiradores de todos os quadrantes geográficos e musicais, traz a Braga o gospel que, sob a liderança do carismático Jimmy Carter, foi distinguido com quatro Grammy Awards e deu origem a colaborações com músicos como Peter Gabriel, Lou Reed ou Ben Harper.Formados a partir da paixão musical de cinco elementos do Alabama Institute for Negro Blind, os Blind Boys resistiram, ao longo de sete décadas, às mudanças dos tempos mantendo-se fieis a apenas um princípio:«interpretar canções com uma forte mensagem espiritual».Em plena quadra natalícia, um espectáculo absolutamente imperdível...
14 Dezembro, Domingo, 21h30 - 15 euros

Recital de Piano

LUÍS PIPA
Uma viagem pelo piano romântico que se inicia com a "Fantasia em ré menor" de Mozart, passando pelas "Peças Líricas" de Grieg e "Balada" de Chopin, além de uma das mais grandiosas obras de todos os tempos, "Quadros de uma Exposição" de Mussorgsky.
16 Dezembro, Terça-feira, 21h30 - 7 euros

Companhia da Esquina Charles Dickens

CONTO DE NATAL
Boas festas para todos em qualquer altura do ano! O Natal só acontece uma vez por ano, triste verdade, pois se acontecesse todos os dias, este mundo seria bem diferente. Esta é a mensagem de Charles Dickens e do seu "Conto de Natal". Repicariam então os sinos com a sua sábia capacidade de transmitir todo um mundo espiritual, revelando-o como um grande amigo da infância. Boas festas para todos, com os contos de Charles Dickens. «Mais vale ser cego de todo, do que ter um ar destes». Esta é a opinião de Pickles, a pulga, que inadvertidamente vai cair na orelha do protagonista do "Conto de Natal", o avarento Scrooge. Scrooge, uma personagem de Dickens que recusa a tradição e põe em causa o ideal do Natal, tem desta vez um observador anónimo, a pulga Pickles. De uma forma inovadora, Pickles vai fazer uma narrativa da viagem alucinante que Scrooge inicia quando é confrontado por três espíritos natalícios que o tentam redimir dos erros do seu passado. Estes três fantasmas representam o passado, o presente e o futuro e percorrem o texto de Dickens duma forma patética, com uma subtileza de humor contemporâneo que torna possível uma harmonia na reconciliação dos homens, não só através das suas virtudes como também das suas fraquezas. Numa estética de comédia, o clássico de Dickens afasta-se da narrativa canónica do melodrama sem perder o conteúdo da narrativa. Esta escolha na adaptação do texto do “Conto de Natal” justifica-se pelo facto de se dirigir a uma camada infanto-juvenil. O elemento de comédia facilita a mensagem e torna a obra mais aliciante ao público a que se destina. Assim, os fantasmas desta história comportam-se por vezes de uma forma pouco convencional, onde a sua estratégia metafísica nem sempre é eficaz. Deste modo, os seus métodos sobrenaturais avançam por tentativa e erro, para redimir o avarento Scrooge. Neste processo, vão precisar quase sempre, de uma pequena ajuda terrena por parte de Pickles, emprestando uma natureza humana a estas personagens oriundas do sobrenatural. Desta forma o objecto de teatro aproxima-se do sujeito que, como público, absorve de um modo mais fácil o conteúdo da obra. E não se esqueçam! Um problema de consciência traz sempre uma pulga atrás da orelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário