16.1.09

arte polémica


Luxemburgo


Grã-Bretanha
Dinamarca


Espanha


França


Bulgária



A notícia começou a correr anteontem, dia 13 de Janeiro:
A obra encomendada ao escultor David Cerny para assinalar os seis meses de presidência da União Europeia pela República Checa, que agora começam, é uma fraude. Fraude, e de mau gosto, acrescentarão muitos, possivelmente satisfeitos por terem um motivo material para se desembaraçarem da polémica obra.
A fraude prende-se com o facto de o projecto, chamado Entropa, ser alegadamente concebido por 27 artistas de cada um dos países da UE. Mas na verdade ele é exclusivamente de Cerny, que inclusivamente forjou os currículos e identidades dos restantes 26 artistas (o que justificou depois com a impossibilidade de cumprir prazos e com as limitações financeiras).

Quanto ao escândalo, esse tem a ver com a forma como cada um dos países - peças de um puzzle - surge representado. Os estereótipos mais básicos e alguns preconceitos são usados. Assim, a Alemanha é composta por um emaranhado de auto-estradas que se assemelham a uma cruz nazi; Portugal é uma tábua com três bifes que têm a forma de três ex-colónias; a Itália é um campo de futebol; a Bélgica é uma caixa de bombons; a Suécia está sobre uma caixa que lembra as dos móveis da cadeia IKEA. E por aí fora...
Cerny é conhecido por outras obras polémicas (incluindo uma cabeça de Saddam Hussein conservada em formol). No seu site, justifica o projecto Entropa com a necessidade de brincar com os estereótipos e olhar criticamente para as diferenças; assume (suponho que apenas desde que foi descoberto?) a fraude, defendendo-se com uma tradição artística checa de mistificação e de grotesco, e com a criação de falsas identidades como uma estratégia da arte contemporânea. "Acreditamos que o meio de Bruxelas é capaz de fazer uma auto-reflexão irónica, acreditamos no sentido de humor das nações europeias e dos seus representantes". Ao que parece, enganou-se...
A Bélgica tinha já pedido para ser retirada da instalação. Desfeito o engano, a presidência checa diz que irá "tomar medidas".

Esta instalação tinha custado 50.000 euros. Mesmo que Cerny devolva o dinheiro, fica o resto. Deve ter-se divertido imenso, pelo menos até o céu lhe cair em cima da cabeça.
Pode ver-se aqui um documento com cada uma das peças do puzzle.

Sem comentários:

Enviar um comentário