31.10.08
Feira do Disco – CD e Vinil de Braga

Avenida Central
Data: 31 de Outubro (Sexta feira) a 2 de Novembro (Domingo)
Feira BioArte

Data: 2 de Novembro (Domingo)
Horário: 10:00h às 18:00h
30.10.08
Kusturica em Gaia

O preço do bilhete é 10 euros.
Sobre a banda
A No Smoking Band, que mistura o punk rock com as várias músicas tradicionais dos Balcãs, foi formada em 1980, em pleno movimento punk/ new wave, em Belgrado, tendo-se destacado pelas suas letras agressivas relativamente ao poder político da época.
Esta agressividade, inédita na ainda comunista Jugoslávia pós-Tito, não passou despercebida à censura, o que levou à saída de alguns elementos da banda em 1984.
Foi nessa altura que entrou para o grupo, para substituir o baixista, Emir Kusturica, já então um conhecido realizador de cinema.
A notoriedade internacional de Emir Kusturica fez com que, em 1998, a banda tivesse mudado o seu nome para “Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra”, tendo entretanto o realizador trocado o baixo pela guitarra eléctrica.
Kusturica, apesar do grande êxito internacional que tem obtido como cineasta - repetidamente premiado nos festivais de Berlim, Veneza, Cannes, e autor de filmes como “Underground”, “Gato Preto, Gato Branco” e “Promise Me This” - tem mantido uma carreira paralela como músico da “No Smoking Orchestra” e utilizado a sua música como banda sonora dos seus filmes.
ver:http://www.myspace.com/emirkusturicathenosmokingorchestra
a não perder

a não perder
Entre os Dedos
Após uma derrocada numa obra, Paulo perde o emprego porque denunciou a situação. A sua relação com a mulher vai deteriorando-se dia após dia. Anabela, a irmã de Paulo, vive com o pai de ambos, que sofre Síndrome do Ultramar. Bela é enfermeira e o único conforto de um doente terminal.
in: http://www.entre-os-dedos.com/
28.10.08
recolha de rolhas
A máquina fotográfica mais barata do mundo

Com alguns materiais reutilizados é possível construir uma câmara pinhole para filme de 35mm
ver:http://www.matchboxpinhole.com/index.html
24.10.08
cinema de animação
Dia Internacional da Animação na FNAC- Braga
Organização: Casa da Animação
Local: FNAC
Data: 28 de Outubro (Terça feira)
Horário: 18.00h 21.00h
O Dia Internacional da Animação celebra a arte do cinema de animação e pretende ser uma festa viva, como símbolo da modernidade. A Casa da Animação é o centro desta iniciativa em Portugal, apresentando sessões de cinema, exposições e oficinas de animação um pouco por todo o país cujo objectivo principal é promover a importância e o espírito do cinema de animação contemporâneo. No dia 28 de Outubro na Fnac, realiza-se uma sessão que apresenta os nomeados e vencedor da edição deste ano do Festival Cartoon d’Or. Inclui ainda um programa dedicado ao E-Magiciens um festival de cinema de animação digital, orientado para a jovem criação artística, onde se destaca o trabalho desenvolvido pelas principais escolas de animação do mundo.Video: A Bandeira - Filme em Plasticina; Workshop Casa da Animação, 2003
23.10.08
Concerto de jazz Quarteto Vasco Agostinho

Espaço Cultural Pedro Remy Sé - Braga
Quarteto de Vasco Agostinho
Vasco Agostinho guitarra
O guitarrista Vasco Agostinho é actualmente um dos mais conceituados músicos de Jazz do panorama nacional e um dos melhores pedagogos na área do Jazz em Portugal.
Tendo iniciado os seus estudos de Jazz em 1990 na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, é convidado um ano depois pela direcção pedagógica desta escola a leccionar a disciplina de Guitarra. Estudou com os músicos Hal Galper, Reggie Workman, Red Mitchell, Jim Leff, Phil Markowitz, Armen Donelian, Bruce Barth e Ron Jackson, entre outros, e foi já especialmente elogiado por Kevin Hays, Bruce Barth, Reggie Workman, Javon Jackson, Lennie White e Barney Kessel. Tocou já em inúmeras salas de espectáculo e clubes em Portugal, e também em Espanha. É director musical de vários grupos para os quais compõe e faz arranjos, entre os quais se destacam o Quarteto de Vasco Agostinho, o Trio de Vasco Agostinho, o quarteto New Orleans Revisitado e o quinteto de Homenagem a Sarah Vaughan. Para além da sua carreira como guitarrista e compositor, tem dedicado grande energia à divulgação e ao ensino do Jazz, com o interesse claro em torná-lo mais acessível ao público em geral.
BURLA 2008
apresenta
BURLA 2008
FESTIVAL DO BURLESCO
CIRCUS CONTRAPTION
8 NOVEMBRO> 21H30> 12€

14 NOVEMBRO> 21H30> 10€

MOSTRALINGUA2008
MOSTRALINGUA 2008 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EM LÍNGUA PORTUGUESA from Zed Filmes on Vimeo.

O Mostralíngua está de volta em 2008, este ano com mais dias e mais filmes. Depois do sucesso da sessão inaugural onde concorreram 29 filmes, oriundos de 6 países de expressão Portuguesa e com as sessões sempre lotadas, em 2008 a Mostralíngua decorrerá ao longo de três dias, novamente no Museu da Água e com mais actividades paralelas.As inscrições estão abertas até 24 de Outubro e os filmes seleccionados serão divulgados no início de Novembro.
IN:http://www.mostralingua.org/2008/inicio.htm
21.10.08
FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO

28-Out a 2-Nov de 2008
A 28 de Outubro celebra-se internacionalmente o dia mundial da animação. Para celebrar o evento, a Casa da Animação abre as suas portas e apresenta filmes provenientes de vários pontos do mundo. Uma programação de cinema a cargo de várias entidades internacionais que se associam à festa para dar a conhecer o seu cinema, os novos autores e as novas tendências. Complementando as sessões de cinema que decorrem diariamente, ao final do dia e à noite, e são de entrada livre (sujeito à lotação, recomenda-se reserva), decorrem também sessões especialmente dirigidas ao público escolar (mediante marcação prévia). E para desvendar um pouco da magia da animação, sugerimos a participação em pequenas oficinas que proporcionam um contacto mais efectivo com as diferentes linguagens e técnicas do cinema da animação tradicional.Fica aqui o convite. Visitem a Casa da Animação e descubram um pouco do mundo da animação!
in:http://www.casa-da-animacao.pt/programas/Programa.2008-09-26.0712/filmes.html
vencedores fast forward portugal
FILME 30/2008 - This World and Body from fast forward portugal on Vimeo.
Realização: André Tentugal
Argumento: John Almeida
Som: Alexandre Monteiro
Actor e voice over: Sandy Kilpatrick
Filme 03 Mala Entendida PRÉMIO DO PÚBLICO + MENÇÃO HONROSA
FILME 03/2008 - Mala entendida from fast forward portugal on Vimeo.
Filme 15 A Receita MENÇÃO HONROSA
FILME 15/2008 - A Receita from fast forward portugal on Vimeo.
Filme 04 Boo MENÇÃO HONROSA
FILME 04/2008 - Boo from fast forward portugal on Vimeo.
PÚBLICO NO FESTIVAL Cerca de 600 pessoas estiveram presentes na sessão única de apresentação das curtas a concurso no Fast Forward Portugal na Sala Principal do Theatro Circo (exactamente 574 bilhetes emitidos). A todos o nosso muito obrigado pelo apoio e entusiasmo! Comentários, sugestões e críticas são bem-vindos para o nosso e-mail fastforwardportugal@gmail.com.
CONCORRENTES Iniciaram a competição 46 equipas de realização, envolvendo um número aproximado de 250 concorrentes. O resultado foi a produção de 40 filmes durante Festival (não foi possível exibir o filme #40 devido à tardia hora de entrega). Estão todos de parabéns!
in:http://www.fastforwardportugal.com/fastforward/
17.10.08
a não perder

Dia Mundial Contra a Pobreza

Vamos pedir a todos aqui reunidos que se levantem e que se juntem às centenas de milhar de pessoas que hoje estarão a fazer o mesmo, em mais de 100 países. Queremos relembrar aos líderes mundiais o seu compromisso com a erradicação da Pobreza Extrema e com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015.
Quarto Interior


São quartos que estão em nós. Longe, em nós. Quartos feitos de tempo. Moradas do espaço íntimo onde guardamos um tempo suspenso, quase esquecido: o tempo de todas as idades da inocência. “Quarto Interior” estreou em 2006 e é o primeiro trabalho do ciclo “Poética da Casa” que a companhia portuense tem vindo a desenvolver. Procurando fundamentar uma verdadeira linguagem transdisciplinar, a Circolando apostou no desenvolvimento de uma teatralidade gestual que alia uma riquíssima densidade lírica à rigorosa exploração da potencialidade imagética de materiais elementares.
doc lisboa

Frederick Wiseman e cinematografia chinesa em destaque na próxima edição do festival
A retrospectiva de 11 títulos organizada pelo doclisboa dá um destaque especial à primeira parte da sua obra, ou seja ao retrato sistemático e impiedoso das instituições. É uma outra imagem dos Estados Unidos, muito diferente da que conhecemos através do cinema tradicional. Aqui presenciamos o dia-a-dia de uma América invisível, os seus bastidores, as suas fragilidades internas e a sua imparável mecanização. Como fazendo eco a este convidado de honra, surgem várias programações (Competição Internacional, Investigações, Competição Nacional, Riscos & Ensaios, Made in China) onde as instituições são muitas vezes revistadas e interrogadas: escolas, exércitos, hospitais, polícia, justiça, etc.
Outro grande autor multipremiado, Eduardo Coutinho, apresenta no doclisboa a sua última obra, Jogo de Cena, e promete uma masterclass imprevisível e inclassificável, como é o seu cinema.
O conjunto de estrelas internacionais no doclisboa deste ano – entre jurados e autores das várias secções – é de grande peso. Provavelmente o maior até hoje. É com grande orgulho que apresentamos em antestreia o vencedor da Palma de Ouro do último Festival de Cannes (Entre les Murs – distribuição Midas), o vencedor da Câmara de Ouro do último Festival de Cannes (Hunger – distribuição Lusomundo) e, pelo menos, uma dezena de filmes que estiveram presentes nas últimas edições dos grandes festivais internacionais, entre os quais o filme de abertura, o inesquecível Z 32, de Avi Mograbi e o filme de encerramento – que dispensa apresentações: Maradona by Kusturica.
O país convidado este ano é a China. O comissário da secção Made in China é Chen Zhi-Heng, que traz a Lisboa uma delegação de quatro realizadores representativos do documentário independente chinês contemporâneo. Respondendo a um desafio lançado pelo doclisboa, tratase de uma programação política, que nos permite compreender melhor as contradições da China de hoje.
E muito mais.....
in:http://www.doclisboa.org
16.10.08
lançamento em DVD
Entre os autores do moderno cinema alemão, Wim Wenders é, por certo, um dos mais conhecidos.
Pode mesmo dizer-se que, desde que arrebatou a Palma de Ouro de Cannes, em 1984, com Paris, Texas, porventura a mais lendária interpretação de Nastassja Kinski, o nome de Wenders passou a ser uma das referências mais internacionais do cinema europeu.
A sua popularidade seria consolidada através de As Asas do Desejo (1987), uma comovente fábula sobre a cidade de Berlim e os anjos que a protegem. Além disso, o facto de o seu trabalho se ter desenvolvido através de vários títulos em língua inglesa, incluindo Hammett, Detective Privado (1982), produzido por Francis Ford Coppola, e Até ao Fim do Mundo (1991), uma experiência de ficção científica protagonizada por William Hurt, transformou Wenders em símbolo de uma invulgar versatilidade criativa.
Os quatro filmes citados acabam de ser lançados em DVD, numa verdadeira “operação Wenders” cuja raridade importa sublinhar.
A NÃO PERDER
15.10.08
Concurso de Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação

in: http://virus-leiria.blogspot.com
A perfeição do imperfeito

A ideia consiste na celebração da beleza do corpo humano em todas as suas formas e sublinhar o quanto pode ser fascinante sermos todos diferentes uns dos outros.
Publicou um livro e criou alguns produtos relativos ao tema. Através uma linha gráfica muito simples, mapeou as várias categorias do corpo humano, e depois transformou esses desenhos em produtos como como de roupas ou pregadeiras.
14.10.08
Film Festival

SÁB 18 OUT 21,45h
Sala Principal
3 eur.
O Fast Forward Portugal — Film Festival é um festival de curtas-metragens em que os concorrentes são convidados a realizar um filme em menos de 24 horas. O filme em formato digital deverá ter até três minutos e respeitar o tema entregue no início do Festival a cada equipa. Partindo do tema, cabe às equipas escrever, filmar e editar o trabalho final até ao dia seguinte. A exibição dos filmes das várias equipas e a escolha dos vencedores será feita nessa mesma noite.
a não perder

FRIZE APRESENTA: PEDRO TOCHAS
15 Novembro, sábado, 22.00, SP Theatrocirco
www.pedrotochas.com
€ 10
Qual é a idade para ter juízo? O que é ter juízo? Será bom ter juízo? Estas questões são alguns dos pontos de partida para esta mistura de contador de histórias e stand-up comedy. Pequenas narrativas, divagações, alucinações, improvisações e interacções com o público fazem parte deste espectáculo que mais parece uma conversa entre amigos. A não perder para quem gosta de rir com as pequenas coisas da vida.
in:Theatrocirco
Comunidade de Leitores

A NOVA LITERATURA PORTUGUESA EM 8 LIVROS
11 Novembro a 3 Março, terças, 21.30, SN
www.valterhugomae.com
www.casadeosso.blogspot.com
€ 40 € 10
A nova literatura portuguesa é assunto cada vez mais na ordem do dia, quer pela qualidade que lhe tem sido reconhecida, quer pela popularização de um conjunto de autores que, talvez pela primeira vez desde sempre, ascende mesmo a um nível internacional alcançando traduções e edições com chancelas até aqui vedadas aos autores portugueses. O reconhecimento pela crítica especializada, pelos prémios literários mais prestigiantes e pelo largo espectro de leitores aumentando, cria a partir dos autores da nova geração um momento raro de qualidade e exposição que trará uma grande influência nos públicos de hoje e do futuro. A literatura portuguesa talvez esteja no início de um reconhecimento pelo qual se espera há muito tempo. Para entendermos o que está em causa, esta comunidade de leitores arranca a partir da temática dos novos, propondo um itinerário por oito livros que servirão de pretexto para se falar de muitos mais. Destinada a um público acima dos dezasseis anos, de qualquer formação escolar, será orientada com alguma informalidade, visando incentivar a participação dos leitores.11 de Novembro, “A Baía dos Tigres” (1999), Pedro Rosa Mendes25 de Novembro, “Nenhum Olhar” (2000), José Luís Peixoto9 de Dezembro, “Anos 90 e Agora, Uma antologia da Nova Poesia Portuguesa”, 3.ª ed. (2004), org e selecção Jorge Reis-Sá6 de Janeiro, “Amar não Acaba” (2004), Frederico Lourenço20 de Janeiro, “Jerusalém” (2005), Gonçalo M. Tavares3 de Fevereiro, “o remorso de baltazar serapião” (2006), valter hugo mãe17 de Fevereiro, “Aonde o Vento Me Levar” (2007), Manuel Jorge Marmelo3 de Março, “A Ressurreição da Água” (2008), Maria Antonieta Preto
comunidade leitores theatro circo
[ 11 de Novembro de 2008; 21:30 to 23:30. ]
primeira sessão da comunidade de leitores do theatro circo de braga
livro escolhido: a baía dos tigres de pedro rosa mendes
local: salão nobre do theatro circo
org.: theatro circo
inscrições no local a partir de setembro
av. da liberdade, 697 - 4710-251
tel:253 203 800
fax: 253 262 403
e-mail: theatrocirco@theatrocirco.com
in: theatro circo
13.10.08
poema

I once knew a girl who would just stand there and stare. At anyone or anything, she seemed not to care




she finally gave her eyes a well-deserved rest.
PRÉMIO WOLDA

